Prefeitura do Recife reforça arborização no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul

Avenida Pinheiros recebeu 40 novas árvores dentro do programa Via Jardim, que já contemplou vias como as Avenidas Agamenon Magalhães, Mascarenhas de Moraes e Domingos Ferreira, entre outras

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), realizou o plantio de 40 árvores de grande porte na Avenida Pinheiros, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul. A espécie escolhida para o plantio foi  da cor de  floração vermelha: Pau-formiga (Triplaris americana). A ação, que faz parte do programa Via Jardim, tem transformado diversas avenidas da capital pernambucana em corredores verdes.

A iniciativa já contemplou as seguintes avenidas:  Agamenon Magalhães (150 árvores); Norte (122 árvores); Recife (100 árvores); Mascarenhas de Moraes (100 árvores); Domingos Ferreira (100 árvores); Rui Barbosa (21 árvores); Rosa e Silva (35 árvores); Professor José dos Anjos (145); Visconde de Jequitinhonha (215); Conselheiro Aguiar (60), Arquiteto Luiz Nunes (34), totalizando 1082 novas árvores na cidade.

Desde 2022, o  plantio na capital pernambucana atende ao novo padrão de arborização, que apresenta diâmetro à Altura do Peito (DAP) de pelo menos 5 centímetros. Isso garante que sejam árvores bem robustas e que tenham capacidade de enfrentar as condições adversas do ambiente urbano.

“As espécies escolhidas se adaptam bem aos ambientes selecionados e darão uma beleza singular para essas localidades, além, claro, de criar um ambiente mais saudável e contribuir com a fauna e no combate ao aquecimento global”, disse Júlio César,  Chefe da Divisão de Arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Foto: Hélia Scheppa